terça-feira, 17 de dezembro de 2013

o cuscuz fedegoso na casa de farinha


eu sempre torci o nariz quando me falavam de teatro de
rua porque na minha cabeça teatro de rua não existia, o
que existia de fato era teatro feito na rua. eu pensava
assim até sábado passado -14/12, quando assisti na casa
de farinha, à remontagem que o buraco d'oráculo fez do
espetáculo "o cuscuz fedegoso", talvez até devido aos
personagens da peça que são figurinhas pra lá de batidas
que a gente encontra todos os dias na rua. senão vejamos,
uma cuscuzeira com seu tabuleiro de quitutes, um pedinte
com seus talentos para a mendicância, uma vendedora de
raízes e elixires milagrosos que curam todas as nossas
enfermidades, físicas e mentais, dos dias de hoje e dois
policiais achacadores - eis os ingredientes, temperos e
poções que o buraco d'oráculo mexe no seu liquidificador
para realizar o teatro mais mágico, mais brincante, mais
hilariante, mais cheio de sacanagem genuinamente popular
e mais delicioso que já vi na minha vida. dou a mão à
palmatória, teatro de rua existe sim, o buraco d'oráculo me
mostrou que existe e tenho certeza que todos, crianças,
adultos e velhos, que estiveram presentes na rua santa
rosa de lima, em frente à casa de farinha no sábado
passado nunca mais serão os mesmos de antes. o buraco
acertou de novo na mosca e desejo vida longa a essa nova
versão do "cuscuz fedegoso". akira - 16/12/2013.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário