sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Ganhei de presente de José Vicente de Lima



Conhecí o Akira Yamasaki no final dos anos setenta, pouco
depois da fundação do Movimento Popular de Arte. Naquela
época todos eram amigos ligados por ideais. As amizades de
fato eram as já existentes entre aqueles que se uniram em
torno de um objetivo comum pela arte e pela cultura. O Akira
tinha seus amigos, eu tinha os meus. Nunca tivemos tempo
pra sentar e trocar idéias sobre poesia ou política. Não
tivemos chances reais de conhecer um ao outro mais
profundamente. Então tudo se baseou no respeito. Eu
escrevia poemas, então prestei atenção aos poetas do MPA.
Muito bons poetas, devido ao farto material que possuíam
vindos da dificuldade de viver num momento difícil da nossa
história e da vida sofrida dos imigrantes nos bairros da
periferia. Estávamos em plena ditadura militar. Vigiados e
censurados o tempo todo. Era um tempo romântico cheio de
artistas quase inocentes e idealistas. E na poesia, o Akira
sempre foi o mais inquieto, o mais visceral, o que não tinha
medo de se expor e por conta disso ganhou um respeito
incondicional de todos aqueles que o rodeavam na época,
muitos desses que ainda hoje o cercam. Não poderia ser
diferente comigo. A minha admiração por esse grande poeta
trago comigo desde aqueles anos e ela só cresce quanto mais
velhos ficamos. Tivemos coisas em comum. Nos distanciamos
um do outro pelas circunstâncias da vida, mas nunca nos
desligamos. E com a chegada dessas redes sociais à internet
tivemos á chance de nos reaproximar. Foi lendo o blog do
Akira que me veio a vontade de voltar a escrever poemas com
mais freqüência, coisa que havia abandonado por falta de
 motivação e que durou longos anos. Penso que conversamos
mais nos últimos dois anos do que em todo o tempo que o
MPA existiu. Tive a oportunidade de conhecer o homem, o pai
de família e o amigo Akira Yamasaki. Hoje tenho muito orgulho
 de fazer parte de sua vida e de estar entre seus amigos. Sei da
sua sinceridade e do seu respeito e espero continuar merecendo
a sua consideração. Hoje é aniversário do Akira e eu faço aqui
todas as minhas homenagens a esse grande poeta e grande
amigo.

Zé Vicente 08.08.2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário