quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Feliz natal, tio

hoje no almoço
uma criança quase esquálida
burlou as câmeras de vigilância
e os seguranças do restaurante
e aproximou-se da minha mesa
furtivamente:
- um x-salada, tio
  dez centavos, tio, pra completar
  um babalú radical

nem tive tempo
de negar a esmola de fim de ano
levada pelo braço
ela já era retirada do recinto
por um funcionário da casa
vestido com um gorro
de papai noel na cabeça
visivelmente constrangido
ele pedia desculpas a todos
pela ocorrencia

por mais que eu faça
não consigo esquecer
a voz resignada da menina
antes de ser colocada na rua:
- deus te abençoe, tio
  feliz natal, tio.

akira – 22/12/2010.

5 comentários:

  1. Quem dera essa sensibilidade que aflora no final do Ano persistisse durante os 365 dias, assim talvez pudessemos perceber que é muito melhor dar do que receber, com já dizia o Gde e humilde S. Francisco.
    Um Feliz Natal e muita saúde para vc e todos da sua família.
    Carlos Vilardi - 23/12.

    ResponderExcluir
  2. É "Tio", ao ler torna-se inevitável imaginar a cena, as lágrimas nos olhos e o sentimento de incopetência para mudar, por mínimo que seja, esta situação.
    Creio em Deus e no meu isolamento diário rogo e peço explicações. Quem sabe um dia as terei ?


    Sidnei da Costa – 23/12.

    ResponderExcluir
  3. Akira Feliz Natal e um próspero Ano Novo, que Deus em sua infinita bondade continue te abençoando e mantendo acesa a chama que lhe permite enxergar que nosso cotidiano é feito de gente e não de números, classes sociais e outras coisas que não vale a pena falar.

    Abraços!!!
    Emerson Brossa – 23/12.

    ResponderExcluir
  4. feliz natal, tio (2)

    é difícil ser noel
    essa coisa de papai
    nem sabemos se vale
    ir de barba e de chapéu

    vivo me orientando
    para não pisar na bola
    com umas moedas no bolso
    ali sempre me vigiando

    colaboro com entidades
    me arrependo de ceder
    tenho afilhados e netos
    prá fazer minhas bondades

    um dia serei velhinho
    demagogo ou justo
    farei o que manda a lei
    sem ceder o trocadinho

    pode ser que seja rico
    de idéias e ideais
    mas por enquando inseguro
    do seu jeito eu fico.

    sacha arcanjo (24/12/2010).

    ResponderExcluir
  5. Akira bom dia, posso dar um pitaco nesta poesia?

    Espero que goste...

    Edvaldo Rosa

    Lá vai...

    TODOS SOMOS OS MESMOS...

    Tenho medo, que hoje quase tudo seja quase nada...
    seja vago, impreciso, sem um corpo, firme e denso!
    Sismo, que vivemos de aparências, e mesmo estas se dissipam...
    Só tenho mesmo, a certeza de que sofro, quando isto tudo penso!

    Onde estão as coisas boas de outrora?
    De quando eramos tão felizes, e não tanta miséria...
    De quando não sofríamos, com chagas escancaradas...
    Onde estão as coisas boas de agora?

    A pobreza invade nossa precária riqueza,
    quer dividido com ela o nosso pão...
    Escorraçada, não nos abandona, quando se vai embora...
    Pois se impregna em nossa lembrança, em nosso coração!

    Tem horas, que nos saúda, e deseja, o que bem queremos..
    Terá a miséria, noção do que fala? Como tem, do que deseja!
    Será que ela, tão igual a nos mesmos, se engana, trapaceia?
    Quando fala o se fala, de tempo em tempo, como nós tão bem dizemos?


    Edvaldo Rosa
    13/01/2011

    ResponderExcluir