domingo, 18 de abril de 2010

Agenda Metrô (2)

6º Encontro das Oficinas de Itaquera

16/04/2010 - 07h30, Auditório do Pátio de Manutenção do Metrô de Itaquera. Aventais e macacões cinzentos, azuis e verdes. Mecânicos, eletricistas, ajudantes, aprendizes, estagiários, técnicos e engenheiros.
Umas 130 pessoas, a maioria homens, reunidos para o 6º Encontro do PRI – Programa de Relacionamento e Integração das Oficinas de Itaquera e cenário de uma das maiores emoções que senti na minha vida.
Nessa 6ª edição, a Comissão do PRI resolveu inovar no formato do desenvolvimento da atividade e introduziu alguns diferenciais importantes:
1) substituiu o modelo expositivo e didático dos anos anteriores, com apresentações de palestrantes com fórmulas acabadas, por um modelo de interação que subverteu a relação palco/platéia e colocou todos os empregados em cena, como atores e personagens de um enredo comum a todos;
2) promoveu a discussão e a reflexão do tema central do 6º Encontro, por meio de atos de criação artística, com realização de oficinas de escultura, pintura, dança, fotografia, rítmo/percussão, arte/artesanato, pintura, música e literatura;
3) promoveu a valorização dos empregados do departamento utilizando como instrutores/monitores das oficinas, funcionários que realizam em paralelo às suas funções na empresa, atividades artísticas no seu dia a dia.
Todas as oficinas de arte tinham o tema “Como enfrentar as diferenças unidos” e o tempo de realização era de uma hora e meia. Ao fim desse prazo os grupos teriam que apresentar os produtos das oficinas no palco do auditório.
Não sei porque cargas d’água, talvez porque vez por outra cometo alguns versos, coube-me realizar a Oficina de Literatura e confesso que tremi nas bases por nunca ter participado de/ou ministrado qualquer atividade de criação literária. Tenho certeza que sozinho não conseguiria e por isso implorei ajuda a Dona Sueli Kimura, ao meu chapa Raberuan e fui com um boi para o sacrifício.
Ainda bem porque foi uma das maiores emoções da minha vida quando assisti no palco à teatralização do texto criado coletivamente na oficina. Texto tosco, pobre, sem nenhuma carpintaria e que dizia somente o que queria dizer, mas o texto mais bonito que vi na minha vida.
Enquanto assistia tentei disfarçar algumas lágrimas furtivas.

Akira Yamasaki.
18/04/2010.

3 comentários:

  1. Senhores,

    Segue os comentários do nosso colega e colaborador Akira Yamasaki à respeito do 6º Encontro OFI.
    É mais um incentivo para continuar com o trabalho no dia a dia nas oficinas e promover os próximos encontros.

    Igor,

    Peço reenviar a todos da comissão.

    Grato,
    Osmar

    ResponderExcluir
  2. Caro Akira,

    nós é que agradecemos sua força para levarmos mais "humanidade" para um setor tão técnico e exato.

    Infelizmente não pude participar em decorrências de compromissos já agendados, mas eventos como este são muito importantes e sempre incentivarei.

    Abraço.

    Antonio - MTO

    ResponderExcluir
  3. Parabés Akira, por esta sua interminavel luta em integrar as pessoas, artistica e culturalmente, inclusive no ambiente de trabalho que sabemos não é nada facil.

    ResponderExcluir